Função respiratória

A troca de gases é a função principal do sistema respiratório, ou seja, a captação do oxigênio (O2), que está no meio ambiente, e a eliminação do gás carbônico (C02), que é o produto do metabolismo celular.

Metabolismo celular é o processo que permite a formação da energia necessária a todas as funções do nosso organismo e que garante a vida.

O metabolismo celular precisa:

– da chegada do oxigênio presente no meio externo, até o interior de cada célula;
– da eliminação do gás carbônico, que é um dos produtos residuais deste metabolismo.

No homem, a difuso direta de O2 e CO2 entre o meio externo e o interior das células é impossível devido ás distâncias a serem percorridas pelos gases. Nele, os pulmões são os órgãos encarregados de fornecer oxigênio ao organismo e retirar o gás carbônico produzido.

Didaticamente, a função respiratória é dividida em:

– Ventilação: entrada de ar, rico em oxigênio, desde o meio ambiente até os alvéolos e a saída do mesmo desde os alvéolos até o meio ambiente, agora carregado de gás carbônico, por meio da via aérea.

– Difusão: movimento do oxigênio desde o alvéolo até o sangue do capilar pulmonar, por meio da membrana alvéolo-capilar e do gás carbônico na direção contrária.

– Perfusão: movimento do sangue venoso (pobre em oxigênio) desde o coração, pela artéria pulmonar, até os capilares pulmonares que rodeiam os alvéolos (constituindo a membrana alvéolo-capilar) e a remoço do sangue já arterializado (rico em oxigênio), desde os capilares pulmonares até o coração, pelas veias pulmonares.

Considerando em conjunto os sistemas respiratório e cardiovascular, sua principal função é prover uma quantidade adequada de sangue arterializado (rico em oxigênio) a todo momento e a todos os tecidos do corpo humano.

O sistema respiratório arterializa (oxigena) o sangue, e elimina o gás carbônico resultante do metabolismo celular.

O sistema cardiovascular distribui o sangue oxigenado a todo o organismo e o leva de volta, carregando o gás carbônico até o sistema respiratório.

Índice do Sistema Respiratório