Parênquima pulmonar ou setor de troca

O parênquima pulmonar representa o setor de troca de gases do aparelho respiratório. Seus componentes săo:

– Pulmőes

Os pulmőes direito e esquerdo, órgăos principais da respiraçăo, estăo contidos na cavidade torácica, envolvidos pela pleura. Eles se dividem em lobos (tręs lobos para o direito e dois para o esquerdo).

Os lobos do pulmăo direito, superior, médio e inferior, săo separados entre si por fendas profundas, as fissuras oblíqua e horizontal. O pulmăo esquerdo apresenta apenas dois lobos, o superior e o inferior, separados pela fissura oblíqua.

Cada lobo do pulmăo é subdividido em segmentos broncopulmonares, que recebem cada um seu próprio brônquio e seus ramos próprios da artéria pulmonar.

– Lóbulo pulmonar

Lóbulo é a unidade funcional do paręnquima pulmonar. Um conjunto de lóbulos forma o segmento broncopulmonar. Cada lóbulo é formado por um bronquíolo respiratório que origina os ductos alveolares cujas dilataçőes, chamadas sacos alveolares, terminam nos alvéolos.

Assim, os componentes do lóbulo pulmonar săo:

Bronquíolos respiratórios: săo os bronquíolos que apresentam alvéolos em suas paredes;

Ductos alveolares: os bronquíolos respiratórios se dividem em ductos alveolares;

Sacos alveolares: os ductos alveolares se dividem em sacos alveolares compostos por um conjunto de alvéolos;

Alvéolos: săo pequenas invaginaçőes arredondadas, com aproximadamente 250 micras de diâmetro, responsáveis pelo aspecto esponjoso do pulmăo. Cada alvéolo é rodeado por uma malha de capilares sanguíneos.

– Membrana alvéolo- capilar

É a estrutura principal do paręnquima pulmonar, formada pelo epitélio alveolar e o endotélio capilar. Ela separa o ar inspirado rico em oxigęnio de um lado, com o sangue rico em gás carbônico do outro. Por meio dela săo processadas as trocas gasosas da respiraçăo.

– Interstício alveolar

O interstício alveolar, também chamado de interstício septal ou interstício pulmonar, está constituído pelo tecido localizado entre os alvéolos e os capilares pulmonares. É o espaço entre as células alveolares (que formam as paredes dos alvéolos) e as células endoteliais (que compőem as paredes dos capilares pulmonares).

O conjunto de célula alveolar, célula endotelial e interstício alveolar forma a membrana alvéolo-capilar.

Índice do Sistema Respiratório