O que é Espirometria?

A espirometria é um exame realizado através de aparelho ligado a um computador para avaliar a função respiratória de maneira objetiva, podendo assim obter o diagnóstico e monitorizarão do controle da asma.

Também este exame possibilita avaliar se há resposta ao uso de medicações broncodilatadoras usadas no tratamento da doença.

A espirometria difere dos exames usuais, pois exige a compreensão e colaboração do paciente em todas as manobras, caso contrário pode haver erro em sua interpretação, o que prejudica a análise do médico.

Os valores tidos como normais diferem de acordo com o sexo, idade, raça, altura e peso do paciente, e também de uma população para outra nos diferentes países.
Sua interpretação deve levar em conta os dados clínicos, e se possível, também os exames de imagem do paciente.

A função pulmonar aumenta exponencialmente dos 6 aos 14 anos de idade, e atinge valores máximos aos 20 anos no sexo feminino, e aos 25 anos no sexo masculino.

Após o máximo, a função pulmonar permanece estável até os 35 anos de idade aproximadamente, quando começa a decair gradualmente ao longo da vida.

O desenvolvimento adequado da função pulmonar pode ser afetada ao longo da vida por diversas doenças que atingem os pulmões, e também pelo tabagismo, e chegar ao início da vida adulta com valores menores do que os previstos.

Todo paciente com asma deve fazer espirometria por ocasião da avaliação inicial para classificação da doença, e após estabilização dos sintomas, para documentar o nível alcançado de função pulmonar.